quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ex. 5 - Maquete

Maquete

O exercício da Maquete foi proposto com o intuito de utilizar o Exercício do Parque de um aluno da outra turma e estudá-lo, para então fazer os estudos através da maquete física.
Este exercício transformação do Virtual para o Real, parte da ideia anteriormente falada [e provocada pelos exercícios desenvolvidos em aula] da criação do olhar crítico, capaz de observar além de um projeto apresentado em um programa de Modelagem Virtual.

Portanto, os estudos analisados e os desenhos esboçados, foram apresentados em sala de aula e agora serão expostos para maior entendimento do exercício.

O parque escolhido tinha como elemento a seguinte projeção:






Através da participação em aula e da estruturação do objeto, decidiu-se então optar pela maquete de Estrutura da Figura Principal.
O conceito de estrutura na maquete física, aprofunda a ideia de "segurança" desde os objetos escolhidos para composição da maquete.

Os objetos escolhidos para formarem a estrutura foram:
*Papel Paraná
*Palito de Picolé
*Linha para reforço da colagem

A questão da linha, trás à tona o sentido de segurança e estabilidade, sem a qual esta maquete jamais poderia ter sido pensada em ser realizada desta forma, pois a maquete não aguentaria seu próprio peso.



Vejamos a esquematização da maquete:

Esta estrutura em forma de cone, é a peça chave (e matriz) para o restante da maquete.
Ela, por si só se sustenta.
A partir da união de 4 elementos (Aqui chamados "matriz independente"), unidos pelo eixo extremo, tem-se a maquete completa.

Veja a esquematização conceitual desta união:


Por ser uma matriz independente e auto-sustentável, o conceito da maquete retorna à ideia principal de servir como "Segurança".
Portanto, o conceito da maquete seguiu a lógica da utilização de seu formato.
A função segue a forma.
E a forma segue a função.

O exercício da maquete, parte do princípio do desenvolvimento crítico do aluno. É neste exercício que se percebe que um projeto visual/imaginário pode ser muito bem posto em programas virtuais, e que, no entanto, a realização deste projeto (ou a construção, propriamente dita) parte de um desenvolvimento de ações muito mais complexo.

O Museu adobe, que é um museu Virtual, que recebeu projetos e propostas de "espaço físico", no entanto, serve de exemplo como tais projetos que nunca foram colocados em prática.
No entanto, falha à comparação pela ideia de ter sido projetado unicamente para atender às necessidades virtuais. Mas é um exemplo passível de ser contemplado por ser um museu "verdadeiro" mas apenas virtual.

Criamos cidades em computadores.
E, se quiser, podemos ter o poder de criá-las fisicamente.
Basta se projetar com o intuito de torná-lo "fisicamente real".

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