quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ex.1 - Leve e Pesado


Leve e Pesado


O primeiro exercício, desenvolvido no começo do ano, apresentou mais que uma forma de utilização dos conhecimentos apresentados aos alunos, este exercício foi a prática da aplicação do aprendizado oferecido.

Foi neste exercício, portanto, que desenhamos pelo Sketchup modelos de projeções leves e pesadas, que aparentemente parecem simples, mas aprofundando para um olhar crítico, percebemos o quão relativo este conceito pode ser.




Temos à mostra o sólido leve e pesado, respectivamente.

Numa primeira impressão, percebemos que o leve, é revestido com texturas translúcidas, o que o faz perceber que o seu interior é oco.



Ao seu contrário, portanto, o sólido pesado tem aparência maciça, e é coberto por estruturas ao seu exterior, novamente reforçando a ideia de uma aparência densa.


No entanto, se observarmos cortes realizados nas mesmas laterais de ambas projeções, observamos uma incrível semelhança.



Vejamos:



A semelhança da qual só se percebe, observando através de cortes, ou seja, "interiorizando-se" no ambiente criado, é o vazio.
Este vazio que, aparentemente estava apenas presente no objeto Leve, aparece também no Pesado, mostrando apenas a sua face oposta, coberta por estruturas que ostentam o seu peso exterior.
Essa ideia de ser apenas uma "casca" que serve de receptáculo para estruturas pesadas, faz perceber que o objeto torna-se leve, se retirado esses apetrechos que ficam em seu entorno.
No entanto, este ato de "adentrar" no ambiente imaginado, é possível em virtude de ferramentas disponíveis pelo programa utilizado, sem o qual, apenas olhar (de forma física) estas duas estruturas, dificilmente perceberíamos a semelhança entre ambas.

O exercício 1 mostrou, de maneira significante, a importância do olhar e de se entender os mecanismos construtivos, pois é a partir deste olhar crítico e questionador que se pode utilizar devidamente as ferramentas oferecidas em sala de aula.

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